E o Ensino de Ciências no Brasil ?

Vai muito mal , obrigada ! Essa foi a avaliação feita pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), onde foi visto o desempenho de estudantes em Ciências no Brasil. Estamos no vergonhoso 52o lugar ( em um universo de 57 países). Só estamos na frente da Colômbia, Tunísia, Azerbaijão, Catar e Quirguistão.

Vamos pensar a razão deste desastre …

A avaliação mediu o conhecimento do aluno na área de Ciências, a capacidade em ler e interpretar, e, também noções básicas de Matemática. E ficou patente que estamos no caminho errado. Algum Professor de sala de aula tem dúvidas disto ?

É certo que não. E acho que não tem só uma razão para estarmos nesta vergonhosa classificação. Se fosse no futebol a gente certamente estava vendo uma comoção nacional. Mas como é em Ciências, a coisa muda de figura.

Uma das razões já apontadas é o despreparo do Professor : 70 % dos Professores que ensinam Ciências, não têm formação na área. E isso afeta diretamente na qualidade do ensino. O que ensinar, se eu nem sei o que estou falando ? Sem conteúdo, não adianta a técnica e o pedagogismo da vida… a vaca foi para o brejo.

Outra razão, é o Conteúdo em si. Quilométrico em extensão, com milímetros de profundidade. O Professor , com tão pouco tempo com uma turma, não tem como se aprofundar em nenhum contéudo. Então, ficamos com uma escolha cruel: ou se joga o conteúdo todo ( no melhor estilo ” salve-se quem puder” … ) na turma . Ou se escolhe o que não dar e explica bem o que dá para explicar. Se não aumentar o tempo do aluno com aulas de Ciências ( hoje , na maioria dos casos são 3 tempos de 50 minutos de Ciências por semana) e não enxugar o conteúdo… não sairemos do 52o !

E em que o Estudo se baseia ? No tão mal falado Conteúdo. Se a sua sensação é de “dèjá vu”, você está certo(a) ! Não adianta, é com o conteúdo sim que temos que nos importar. Repito: não aquele conteúdo massante e chato. Mas um conteúdo interessante, curioso, gostoso, realmente legal… e isso Ciências tem de sobra.

Fora isso é óbvio que o menino tem que saber ler, escrever , raciocinar, pensar,… Mas isso também pode ser trabalho em Ciências, basta termos mais tempo. Agora, atenção: o aluno tem que estar ALFABETIZADO. Sem isso nada, pode acontecer.

Vamos acreditar que o nosso aluno é capaz de aprender. E vamos mandar as favas aqueles que não acreditam neles ( e nem na gente!).


Dê a sua opinião no Fórum : Ensino de Ciências

2 thoughts on “E o Ensino de Ciências no Brasil ?

  1. Pingback: Sobre a Qualidade do Ensino de Ciências. « Dicas de Ciências

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *