Terrário ( Ciclo da Água)

Muita gente tem me perguntado como eu trabalho o Ciclo da Água. Se tem algum jeito legal e “mais esperto” de se fazer isso. Na verdade eu tenho uma maneira, que não acho muito original, mas que eu fiz algumas adaptações e está dando certo .

Vamos ver ? Essa aula é para as 5as Séries ( ou 6os anos), mas já vi aplicada nas 3as e 4as séries ( 4os e 5os anos ) , e , deu samba !

Primeiro, “gaste um tempo” ensinando de forma mais dialogada com a turma o que é o Ciclo da Água. Bata um papo com os alunos. Veja o que já sabem ! E vá construindo conceitos de evaporação e condensação. Busque esquemas em livros ou na internet do Ciclo da Água de forma que lhe ajude.

Em outra aula monte com eles um terrário . Pode ser um por grupo ou um terrário para a turma toda. Geralmente, um por grupo de 4 alunos é o que dá certo!

Para montar um terrário, você tem que ter o seguinte material:

  • 2 garrafas pets transparentes de 2 litros.
  • Fita adesiva transprente e larga.
  • Cascalho e terra adubada ( para cobrir bem o fundo da garrafa – uns três dedos de altura)
  • Plantinhas com raízes.
  • Musgo ( se quiser) de colocar em vaso.
  • Água
  • Palito de sorvete ou de churrasco para catucar a terra.

Corte as duas garrafas pets separando os fundos ( que é o que vai lhe interessar). Você tem que ter mais ou menos a altura de um palmo de altura do fundo da garrafa para o alto. É como se fossem dois copões feitos de garrafa pet.

Escolha um destes copões e coloque a terra preta (adubada) misturada com o cascalho . terrario.jpgMolhe bem a terra plante as plantinhas com a ajuda do palito, arrume os musgos prá ficar lindinho. Depois coloque o outro copão com a boca para baixo cobrindo o primeiro. Encaixe bem para que fique um só corpo. Passe a fita para fixar bem legal.

Deixe em um lugar da sala que não bata luz solar direto, mas que não seja escuro. Peça para a turma observar.

Terá um dia que vai “chover”no terrário . Pergunte : O que está acontecendo ? De onde veio a água? Será que a planta ajudou neste processo ?

Deixe que as hipóteses sejam levantadas. Anote e deixe que eles descubram que aquilo é um Ciclo da Água acontecendo.

Dá certo ! Pode imaginar como os alunos ficam alegres !

Mas nunca deixe sem explicação a razão de estar “chovendo”no terrário ! É essencial que os alunos entendam o que está ocorrendo !Não é um Show de mágica. É um Show de aula ! 

3 thoughts on “Terrário ( Ciclo da Água)

  1. Pingback: Ciclo da Água ( Para Professores) « Dicas de Ciências

  2. eu estou em duvida quanto a fazer isso !
    eu posso fazer dentro de uma só garrafa certo pois o espaço da certo para a ocupação !
    gostaria que me meandassem resp muito obrigada

  3. Thamires, dá para fazer com uma garrafa PET de 2 L mas o problema é manipular pela boca da garrafa tudo ( principalmente plantar!). Se for o caso corte a boca – para abrir espaço- e depois cole com durex ou fita adesiva!

    Beijos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *