Crônica de uma Catástrofe Anunciada

 

Rio tem 205 mil alunos que precisam de reforço escolar em matemática

Secretaria divulgou que há 28.879 analfabetos funcionais.
Novos 1.145 professores da rede foram apresentados.

Ronaldo Pelli Do G1, no Rio

 

A secretária de Educação do Rio, Cláudia Costin, detalhou nesta terça-feira (31) a situação dos alunos das escolas públicas do município que fizeram as provas de avaliação de conhecimento de português e matemática em março.

 

Dos 511 mil alunos avaliados, 109.814 vão fazer o reforço em português e 205.636, ou seja, metade dos alunos que fizeram a prova, em matemática.

 

Há alunos, porém, que vão fazer ambas as aulas, mas a Secretaria não soube divulgar o número exato. Anteriormente, a Secretaria havia informado também que 460.453 haviam feito a prova, desconsiderando os alunos do 2º ano do ensino básico.

 

Analfabetos funcionais

A secretaria também avaliou em outra prova a capacidade de leitura dos alunos de 4º a 6º ano do Ensino Fundamental. Dos 211.105 que fizeram a prova, 28.879 foram considerados analfabetos funcionais.

Dos alunos considerados analfabetos funcionais, 11.078 estão no sexto ano, 7.058, no quinto e 10.743, no quarto.

( Para ler na íntegra , clique aqui)

Não preciso nem falar que isso é uma covardia com os meninos!

 

 

A Volta do Termômetro

Não sei quem se lembra , mas em 2007 , a Rede Municipal de Educção carioca foi assolada por um processo de Aprovação Automática ( travestida de Ciclos de Formação). Na época, eu fiz um paralelo entre a avaliação e o termômetro. Disse que estavam colocando a culpa da febre no termômetro e para facilitar as coisas o termômetro foi abolido. Ninguém teve febre, ninguém tinha como ser devidamente diagnosticado e todos eram promovidos.

Vida nova. Já aviso de antemão que sou contra a reprovação por ela própria. A reprovação é o último recurso depois de todas as tentativas possíveis e impossíveis para recuperar o aluno. Também aviso aos desavisados que não acho que tudo venah a ser resolvido por essa nova secretaria de educação. Mas vejo uma luz no fim do túnel.

Primeiro, estão falando o óbvio. E o óbvio tem que ser dito. Aluno que não sabe ler e escrever não consegue aprender nenhuma disciplina. Aluno que não sabe resolver problemas com as 4 operações, nem tem idéia de como ler um gráfico ou uma tabela de dupla entrada e nem sabe o que é porcentagem; não pode aprender coisas mais complexas. E é nesse momento que estamos. Vamos graduar o termômetro. Vamos saber quem sabe e quem não sabe, para dar a assistência a quem não sabe.

Não adianta eu querer ensinar um cálculo de deslocamento, se o menino mal sabe somar. E não é culpa do menino! Esse aluno não tem que pagar pelo descompromisso de muitos. Tem que se ensinar. E ai sim ir adiante. Nestes dias estamos revendo ( eu falei em revisão) o que o aluno tinha que estar sabendo naquele ano. Ele será avaliado com aquele conteúdo. E ai.. tomaremos as decisões. Fácil? Nada disso ! Complicadíssimo.

O nosso termômetro está mal regulado. Temos que “azeitar o termômetro”. Temos que ver até onde podemos considerar normal ou uma febre alta. Temos que rever a nossa caixa de remédios, para não matar o paciente com os remédios errados ou em dose muito acima do normal. Mas temos de novo um termômetro, um norte e uma diretriz.

O blá, blá, blá parece que ficou esquecido. Até as mesmas pessoas, que falavam tão bem dos Ciclos, estão fazendo  outro discurso. E eu estou aliviada, porque posso fazer o meu trabalho em paz.

Artigo para Filosofar!

Lendo o artigo da filósofa VIVIANE MOSÉ, que saiu no Jornal O Globo ( 26/10/2008) fiquei com um misto de indignação e de acesso de riso. ( Para ler o artigo, clique aqui).

O acesso de riso, eu explico: A cara filósofa sabe filosofar, mas não entrou em nenhuma Escola Municipal para verificar a realidade das mesmas na cidade do Rio de Janeiro. Aliás, qualquer um escreve sobre Educação sem conhecer a realidade dos fatos( ou mesmo fala). São filósofos, médicos, engenheiros,… mas onde estão os Professores ? Os Profissionais que estão em sala de aula não poderiam ser ouvidos ? Ou isso não vale ?

Como sou uma destas Profissionais da Sala de Aula vou falar ! Mesmo não sendo convidada a emitir minha opinião, vou dissecar o texto da cara filósofa de plantão:

Colocando a cara a tapa.

O Jornal Extra vem divulgando matérias em uma série intitulada : “Sem Conceito”.

Leia o que os Ciclos e a Aprovação Automática está fazendo com os alunos na Rede Municipal de Educação. Veja aqui o absurdo que se está fazendo, o genocídio intelectual, a covardia,… é imoral .

Professora denuncia que tem sete alunos do 5º ano que podem ser considerados analfabetos

Antero Gomes – Extra

RIO – As turmas das escolas municipais têm mais alunos que não sabem ler nem escrever do que imagina o prefeito Cesar Maia. O jornal “Extra” encontrou sete estudantes considerados não alfabetizados numa mesma sala de um colégio da Zona Norte. Eles estão no 5º ano (antiga 4ª série) do ensino fundamental. A constatação mostra uma realidade bem diferente da descrita por Cesar, que classificou, na terça-feira, de “casos isolados” aqueles de analfabetos em séries avançadas na rede do Rio. (Veja exercícios de sala feitos pelos alunos).

Apesar do déficit de aprendizagem, os sete alunos, aprovados automaticamente em 2007 com a nota mais baixa da rede, vão cursar em 2009 o 6º ano do ensino fundamental, quando, só então, poderão ser reprovados. A prefeitura adota, desde 2000, o sistema de ciclos para os três primeiros anos da vida escolar e, desde 2007, para todo o ensino fundamental. O método é elogiado por estudiosos, mas o formato adotado pelo município vem sendo alvo de críticas.

Para ler o restante clique aqui: Jornal Extra

No corpo da reportagem , você pode abrir uma janela para ler os “erros do aluno que está no 5o ano ( antiga 4a série). ” Coloco isso entre aspas pois o erro não é do menino, e sim desta gestão louca. O aluno da rede não tem motivação. E não acho que a motivação venha só pelo fato de uma faca estar pendurada sobre a sua cabeça na forma de uma reprovação. Não é isso ! No entanto o suor, o bom desempenho e o empenho do aluno têm que ser premiado. Como ? Não com dinheiro. Mas com a aprovação!

Porém se o aluno, por muitos motivos, não “corre atrás” e não faz a parte dele… ai sim esse será reprovado. Não aquela reprovação que é quase um insulto, pois se vê que não se deu todas as oportunidades. Mas aquela em que o aluno e a familia sabem a razão da sua reprovação. Dar um passo atrás, retornar e fazer novamente, nunca foi vergonha. Vergonha é agora ver que apesar de uns terem feito muito e outros nada; todos passaram.

Se o novo Prefeito tiver um pouquinho de consciência, acabará com esse disparate pedagógico. Voltará para o sistema de séries. Que não é o sistema ideal, mas esse sistema de Ciclos chega a ser uma piada – de muito mal gosto. O povo que tem que colocar o menino na Escola Municipal Carioca sabe que isso é verdade. Já conversei com vários pais de alunos – alunos excelente e alunos com desempenho baixo- todos dizem que preferem ver o filho perder um ano, no lugar de perder várias oportunidades.

Nós, Professores da Rede, estamos cientes disso. A grande maioria se irrita profundamente com essa hipocresia. Estamos muito calados pois muitos já foram ameaçados e coagidos a ficar calados. Mas enquanto eu tiver como farei barulho, muito barulho. Faço parte de uma comunidade virtual Contra a Aprovação Automática e somos muitos. Estamos mandando e-mails para candidatos à Prefeitura Carioca, reclamando e perguntado : O Senhor é contra ou a favor dos Ciclos e da Aprovação Automática ?

Faça o mesmo, leitor ( se você pensa como eu). E não se iluda: Os Ciclos como foram postos na Cidade do Rio de Janeiro está intimamente ligado à Aprovação Automática. Por isso, quem aceita uma aceitará o outro. Vamos fazer muito barulho por nossos filhos e alunos. Pelos meus alunos que estou aqui colocando a cara a tapa.

Mande seu email para os candidatos a Prefeitura do Rio.

Pergunte a opinião do canditato sobre a aprovação automática.

Oportunidade de Ficar Calado!

Domingo passado, eu estava assistindo o programa do Fausto Silva. Sei que muitos irão pensar : “Mas … Faustão ? ” É isso, um programa para rir e não pensar em muita coisa.

Vale dizer que, nesta semana , as aulas recomeçaram para uma grande maioria das escolas do Rio de janeiro. O município do Rio começou nesta semana. Bem, ai vai a pérola do nosso Fausto. Ele me sai com essa: “Na segunda -feira, vamos ter o maior filme de terror de todos os tempos… A volta às aulas ! “

Isso tudo depois de ter falado da importância da contribuição do telespectador para o “Criança Esperança” , que ajuda as crianças pobres através do “esporte, da cultura e da educação”. O próprio Fausto Silva já tinha falado e reiterado que : “Só pela educação vamos mudar esse país.” E minutos depois… a pérola.

Vamos lá para o meu desabafo!

Continue reading