Fim de Ano!

Dezembro 18, 2008 | 3 Comments

Balanço final.

Tenho esse hábito : faço um avaliação do que fiz durante o ano. E, na medida do possível, acho que o ano de 2008 foi bom.

Os alunos do município continuaram passando de ano, sem ao menos participarem de algumas aulas. Isso foi o ponto desgastante, aprovar aluno que mal vem a sua aula… é demais! A lei permite isso, basta um aluno assistir um tempo de aula no dia, que a prescença se dá no dia todo! Bom, mas isso vai mudar ano que vem. Pelas promessas da nova Secretária Municipal de Educação, poderemos voltar a reprovar.

Então, uma luz no fim do túnel: os ciclos de formação acabaram. Não sou a favor da reprovação pura e simplemente. Acho que qualquer aluno tem que ter todas as chances de aprender. Talvez, por inúmeros motivos, esse aluno não cumpra todos os seus objetivos. Por vezes, esse menino vem carregando dificuldades que têm que ser supridas antes, para então aprender o que lhe é traçado naquele ano. Para esse aluno, a reprovação seria uma catástrofe. 

Por outro lado, aprovar indiscriminadamente … é uma outra catástrofe. Se o aluno não assiste a sua aula, você nem terá a chance de tentar suprir nada. E ai está o perigo, aprova-se para fazer bonito na estatística ou elimina-se para esse aluno não aparecer na estatística! E o menino vira um número, mais um … não um ser que tem uma identidade própria e por isso deveria ser respeitado!

Neste ano, mais uma coisa legal ( um desafio) aconteceu : Fui chamada pelo Colégio don Quixote, onde estudei, para dar aulas. Nossa ! Quanto orgulho e um enorme desafio. Dar aulas sob a batuta de antigos Professores… é muito legal. Sou conhecida lá como Dedéia e não como a Professora Andréa. E isso é bom pois já tenho uma intimidade com as pessoas que não é fácil conquistar. Por outro lado, sou a Professora antiga/ nova : antiga por ser ex aluna e nova por ser nova como Professora na Escola. 

“Tô” aprendendo bastante lá e me reciclando muito. Afinal: tenho que dar matéria. E no Município, cada vez mais, a gente tem dado cada vez menos conteúdo. E no Colégio don Quixote estou sendo obrigada a “restudar”  muitas coisas.

Por fim, muito orgulho : alguns de meus alunos do Município se deram super bem nos concursos em escolas com CEFET e Pedro II ! Isso mostra que com um pouco de trabalho, nossos alunos conseguem. Não há necessidade de serem tratados como coitados. São capazes ! E bem capazes .

Por fim vou ficar com uma frase que gostei muito : 

O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste.

(Norman Vicent Peale)

Sejamos vencedores!



3 Comments so far

  1.    Viviane on Janeiro 30, 2009 10:12 pm      

    Olá Andréia…
    Sou professora de Matemática e Ciências e descobri seu Blog por acaso e li quase que todo e cheguei a conclusão que temos muito em comum.
    Li seu post sobre seu trabalho que é sempre bem feito e os olhares dos colegas, comigo tb acontece, gosto de fazer tudo muito bem feito e as vezes alguns colegas me julgam como puxa saco ou coisas do tipo, mas se é para fazer que seja bem feito.
    No ano passado a Diretoria de Ensino pediu que as escolas trabalhassem um projeto sobre alimentação saudável e eu fui a única que trabahei não só na teoria, mas também com aulas práticas com uso de receitas, confeccionei com meus alunos livrinhos de receita e tal, e quando a diretora da escola mandou o material, para não ficar feio para a escola ela colocou em nome de TODOS os professores de Ciências, fiquei decepcionada, mas tudo bem. Então resolvi criar um Blog para registrar minhas aulas e minhas experiências.

  2.    Viviane on Janeiro 30, 2009 10:15 pm      

    Quando puder faça-me uma visita.
    Meu Blog: vivianerf.blog.terra.com.br

Name (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

Speak your mind