Sobre Estudo Dirigido

Março 29, 2008 | 3 Comments

Outro dia alguém me questionou a razão de eu usar tanto o Estudo Dirigido na minha prática . E também, em outro momento , me perguntaram como eu uso. Vamos as respostas!

Primeiro, quero deixar muito claro que não sou especialista no assunto. O que tenho é tão somente a prática. E se você está interessado(a) em “blá, blá, blá” pedagógico… para por aqui. Não pretendo escrever sobre isso!

O que eu acho muito legal no Estudo Dirigido é a possibilidade do aluno ler e entender sobre determinado assunto. Gradativamente, saímos do ponto em que o aluno conhecia a matéria para o ponto em que ele não conhecia. Por isso, um estudo dirigido tem que ser bem dosado.

Outro ponto é a pssoibilidade de entremear exercícios e textos explicativos. Assim, o menino não fica aborrecido de só ler. Quando têm que completar uma frase, responder ou fazer uma conta; o aluno sai de seu estado passivo, para o ativo. Então, sempre é bom não fazer textos enormes para o aluno ler. Cortar o texto e colocar entre exercícios torna o Estudo menos chato.

Também temos a possibilidade de rever assuntos em um Estudo Dirigido. Voltando a assuntos pertinentes ao conteúdo principal do Estudo e repetindo idéias que já foram lançadas; daremos a possibilidade para aquele aluno que não aprendeu antes.

E por último, podemos lançar mão de um estudo dirigido para que possamos dar atenção aquele grupo de alunos que ainda tem alguma dificuldade em algum assunto. Distribuimos para a turma toda o Estudo e sentamos ao lado do grupo para debatermos algum conteúdo que não foi absorvido por eles.

Veja como temos muito o que fazer com o Estudo Dirigido. Mas nunca deixe de corrigir e debater com a turma o Estudo. Só assim, fará sentido!



3 Comments so far

  1.    thainara on Setembro 16, 2009 10:53 am      

    Gostaria de saber tudo sobre estudo dirigido

Name (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

Speak your mind