Para os leitores deste Blog com problemas cardíacos… parem agora de ler esse Post. Pois o que está por vir é o cúmulo do absurdo e pode gerar uma parada cardíaca pela raiva. É tão vergonhoso que tive que esperar algum tempo para criar coragem e escrever algo sobre o assunto. Quer saber ? Então, continue lendo …

dinheiro.jpg A Prefeitura do Rio de Janeiro se comprometeu a pagar 2 salários mínimos, a partir das antigas 6as séries até o final das 8as séries, para cada ano que o aluno receber MB como conceito global. É assim : o aluno, que receber no conceito global ( que é uma espécie de média de conceitos das disciplinas ( sic! ) ) MB na Sexta série, vai ter depositado em um banco 2 salários mínimos. Se o mesmo acontecer na 7a série, mais dois salários. Se acontecer na 8a , … mais dois salários. O aluno só vai poder receber a bolada no final das antigas 8as séries ( no fim do 3o Ciclo).

E tem mais ! Se ele tiver MB em todas as disciplinas nos três anos , o Prêmio será dobrado ! Hahahaha ( como diria um apresentador de programa na TV). E não fica só por ai ! Se o menino acabar a 8a série com um conceito global diferente de MB ; o Prêmio será dividido pela metade !

Quer ler de novo para ter certeza do que leu ? Pois eu tive que ler umas 3 vezes. No lugar de formar pessoas que estudem para aprender, elas irão estudar para ganhar dinheiro . “É tudo por dinheiro, meus amigos. “

Formaremos uma sociedade de consumo, onde ter é mais importante que ser. Agora, nos nossos Conselhos de Classe teremos um papo assim: “Coitado ! Ele é tão pobrezinho , vamos dar MB para ele ganhar um pouco mais ! ” Vamos ter Professores pressionados para dar o MB , para o menino ( e a família) receberem um Bolsa Mérito ( ou seria demérito? ).

Para mim, isso é suborno ! Viva os Renans Calheiros da vida ! Todo o meu papo de estudar para ganhar melhores condições de melhorar de vida ( não para ganhar esmola e sim para ter oportunidades), de estudar para aprender… foi por água abaixo.

É suborno da pior espécie. O aluno tem que estudar para aprender . Tem que aprender que não se pode esperar ganhar algo material sempre. Vamos formar meninos que serão incapazes de fazer algo sem ganhar dinheiro de volta. Se eu pensasse assim, não estaria nunca escrevendo um Blog de Educação para um país que pensa educação deste jeito.

Estou enojada ! Quando é que imaginei que a gente ia chegar neste ponto ? Mas eu posso garantir uma coisa : Não usarei isso como moeda de troca para fazer meus alunos assistirem a minha aula ! Tô fora !



1 Comment so far

  1.    Hilton Besnos on Outubro 13, 2007 7:52 pm      

    Primeiro, saudações!
    Gostei muito do seu blog, a convido a visitar o meu.
    Lendo o post, cuja idéia parece tão absurda quanto, infelizmente, verdadeira, apenas vem reforçar, de modo obtuso e insultante a idéia de que a educação é algo meramente utilitário e, portanto, deve render-se às manobras de mercado.
    Conseguiram criar uma lei na qual o mérito de uns é qualificado e, especialmente quantificado, pelo demérito de outros, no caso, dos professores que se sujeitarem a esta ignomínia.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais uma do nosso Prefeito ! « Dicas de Ciências
  2. 100,000 Edublogs at OPEN GIGA

Name (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

Speak your mind