Essa dinâmica só “funciona” com alunos maiores – à partir de 13 anos – e turmas que que já se conhecem a bastante tempo.

O material é mais específico : folhas coloridas A4, de várias cores , quanto mais variado melhor. Sugiro o Creative Papers – que aqui no Rio é comprado em qualquer papelaria e tem várias cores.

Bom vamos à Dinâmica ?

meninopapel.jpgLeve a sua turma para um lugar com bastante espaço – a quadra ou o pátio – faça uma roda enorme com a turma toda. Distribua uma folha para cada aluno, certifique -se que não tem folhas de uma só cor .

Peça para os alunos segurarem a folha no comprido bem na pontinha, de modo que ela balance . Diga para balançarem e tirarem “música da folha” . Deixe-os tentarem.

Depois, fale para que os alunos amasse a sua folha, bem amassadinha. Peça, então , para desdobrar a folha . Deixe-os falar : “Puxa, primeiro amassa e depois desamassa ! ” “Que pena, a minha folha tava tão linda ! “

Agora, volte a pedir que tirem música da folha . Eles certamente não conseguirão . Fale como é ruim depois dos sentimentos amassados, você retirar coisas boas, como música. Mas sempre há um jeito de arrumar isso.

Fale para cada aluno fazer um “copinho” com uma das mãos. E vá pedindo para que devagar coloque a folha no copinho pelo meio, até arrumar a flor. Introduza a sua folha na mão do copo pelo centro com a ajuda da outra mão até que fiquem as partes de fora da folha, com se fossem as pétalas. Enrole o cabinho que está “dentro do copo / mão” e mostre a turma como se faz.

Depois, faça a turma trocar de flores . Dar para alguém que você magoou, dar para alguém que você quer conhecer melhor, dar para um amigo. Fale que todos devem trocar de flores.


Veja bem : Não sou especialista em Dinâmicas, só as uso pois encontrei nelas a facilidade de trabalhar assuntos com os quais eu me deparei e achava que eram importantíssimos de serem trabalhados. Não sou psicóloga, nem tenho acesso, infelizmente, em meu trabalho a uma. Porém, acho que com um pouco de bom senso, responsabilidade e sensibilidade; a gente pode dar conta dos problemas de comportamento de uma turma.Nesta dinâmica, podemos falar de sentimentos, de amizade, da importância de cooperar e se ajudar. Podemos conversar sobre o planeta, o meio ambiente amassado e desprotegido da ação do bicho homem. Qual “flor ” você poderia dar a esse planeta ? O que fazer para que ele não seja mais tão destruído ? Como agir e como não agir ? Como retirar coisas boas de um ambiente degradado ?Sendo sensíveis e respeitando as diferenças entre as turmas, pode-se adaptar as dinâmicas para outros objetivos. Nesta , eu já trabalhei o auto conhecimento na adolescência – educação sexual. Na hora de trocar as flores, cada aluno tinha que falar o que mais gostava em si mesmo e o que não gostava. Leva-se mais tempo assim.Os resultados em qualquer variação são visíveis até por quem não estava com a turma naquele momento. Os outros professores já me pedem:” faz a Dinâmica da Flor com a turma X para que eles se respeitem mais”. Porque eles já conhecem o resultado !!! Boa sorte !



31 Comments so far

  1.    karlla patricia on Março 3, 2008 2:48 pm      

    Andrea querida, vc como sempre “arrebenta” com sua experiencia! Quero que saiba que tenho visitado seus blogs sempre e que adoro tudo!
    BEIJOS, apareça no bioblog qdo as tarefas derem uma trégua!

  2.    Denise MG on Abril 6, 2008 7:59 pm      

    Adorei as dinâmicas
    Você deve ser amada pelos seus alunos, pois me apaixonei pela sua metodologia e gostaria de receber dinâmicas e brincadeiras para incentivar meus alunos a gostarem das minhas aulas.bjs

  3.    Adriano on Abril 26, 2008 3:03 pm      

    Gostarira de receber algumas dinamicas para trabalhar com as meus alunos.

  4.    Iradena Maria da Silva on Abril 26, 2008 3:11 pm      

    Gostei muito da sua dinamica e queria que se possivel
    receber suas orientações em dinamicas para trabalhar com meus alunos.

  5.    Lucivone on Maio 28, 2008 10:23 pm      

    trabalho com jovens entre 12 e 18 anos preciso de algumas dinâmicas algumas orientações e passando por aqui tenho certeza que encontrei a pessoa certa que possa me orientar pois achei muito interessante esta dinâmicas parabéns e que Deus continue abençoando

  6.    Danusa Manoel on Junho 12, 2008 1:13 pm      

    Oi gostaria de receber dinamica pois estou fazendo estagio de psicologia escolar e nao sei como trabalhar limites e comportamentos com os alunos de 4ª série, será que vc poderia me ajudar…obrigada…aguardo resposta

  7.    noemi tosta on Setembro 30, 2008 7:38 pm      

    Oi, gostei muito da dinamica das flores. Que Deus continue te abençoando p/ que outros sejam abençoados.Bj.

  8.    amanda on Novembro 25, 2008 5:46 pm      

    Gostarira de receber algumas dinamicas para trabalhar com professores, sou pedagoga.

  9.    Leniana on Fevereiro 27, 2009 7:39 pm      

    Olá Andrea,
    Valeu a pena ter ficado horas no computador procurando uma forma de trabalhar Ciências no EJA (Educação de Jovens e Adultos) espero poder contar com vc me enviando outras dinâmicas tão interessantes quanto essas.

  10.    RAFAELE on Março 4, 2009 2:07 am      

    Oi Andréia !!!
    Essa é a minha 1ª vez aqui, mais agora venho te visitar sempre.
    Não sou uma especialista porem dou minhas aulas sempre com dinâmicas foi por esse motivo que te achei.Porfavor manda mais algumas pra mim, e se vc estiver precisando de mim estou a sua inteira disposição.DESDE JÁ OBRIGADO!( Da sua mais nova amiga Rafa)

  11.    gabriella on Março 18, 2009 12:12 pm      

    Gostaria de receber dinâmicas para trabalhar com meus alunos, (turmas de jovens e adultos)

  12.    Glória on Maio 15, 2009 2:21 pm      

    INTERESSANTE AFINAL principalmente dentro de salas de aulas há tantos conflitos é bom ter uma mensagem que contribua para o bom relacionamentos entre colegas,alunos e professores.

  13.    Santos on Maio 22, 2009 1:19 pm      

    Gostaria de idéias de como inserir músicas no ensino das ciência. Obg.

  14.    Adriana on Maio 25, 2009 9:05 am      

    Oi Andréia sou estudante de psicologia e estou quase me formando nós usamos bastante dinâmicas nos nossos estágios e agora estou trabalhando nas escolas com o assunto sexologia e gostei muito das tuas com certeza farei algumas adaptações para usar com meus alunos

  15.    Walterina on Setembro 8, 2009 8:51 am      

    Sou pedagoga, acredito que o uso das dinâmicas em sala de aula facilitam muito no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, na iteração e integração entre todos. Por isso, sempre procuro trocar idéias com colegas educadores. Gostaria de parabenizá-la por compartilhar suas experiencias conosco. Gostei muito da dinâmica da flor e, com certeza irei socializar com meus colegas.
    Um abraço.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dinâmica da Flor - Professores « Dicas de Ciências

Name (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

Speak your mind