lapis.jpgPara nós , formados em Biologia e Professores das antigas 8as séries, é muito difícil ensinar corretamente certos conceitos de física e química. Na biologia, a gente dá conta do recado! Mas quando a matéria recaí na Física e Química … fica um pouco mais complicado. Na minha opinião, o Professor formado em Química e outro em Física deveriam dar as aulas de Ciências para as 8as séries . No entanto, essa é uma longa discursão que não levarei a diante aqui.

Vamos ao que interessa ? Desenvolvi uma estratégia para ensinar Ponto de Referência aos meus alunos, que tem dado certo nos últimos 7 anos em que tenho colocado essa técnica em prática. Nem sei bem se é algo novo e maravilhoso- por favor me digam- mas eu quero dividir com vocês o que tem dado certo comigo . Então… Vamos sem blá, blá, blá ?

Para dar essa aula, levo os meus alunos para fora de sala de aula. Vamos para um lugar mais aberto, onde tem um espaço maior e onde eu posso me movimentar melhor ! Coloco a turma sentada no palco que tem na escola e eu fico embaixo mostrando ! Mas você pode fazer um semi círculo e ficar no meio.

A estratégia que montei para essa aula é baseada na sinergia . Quer dizer: eu acredito que se o aluno fizer o movimento, andar ou ver o colega fazendo; ele vai assimilar melhor o conceito. E essa idéia de referência do movimento é complicada, requer um pensamento muito fino e pouco natural no nosso dia-a -dia.

Assim, voltando a prática . Com os alunos sentados falo para eles que só existe a idéia de movimento ou de repouso de um corpo se eu tiver um ponto de referência para esse corpo. Também explico que um corpo está em movimento ou não se ele estiver trocando de posição em relação ao meu referencial. Escolho um aluno ( falo, na brincadeira, que é meu cobaia) e faço -o andar junto comigo passo a passo. Pergunto a turma. Eu estou me movimentando em relação ao Fulano ( nome do aluno). Para ajudar, eu estou trocando de posição em relação a ele ? Não paro de andar com ele ( pareço doida para o resto da escola que está me vendo !). Vêm as respostas. Depois pergunto, sem discutir muito as respostas que estão erradas: “E em relação a vocês eu estou em movimento ou em repouso ? “

Deixe os alunos responderem ! E faça outros exemplos ! Peça dois alunos para andarem juntos. Ou peça um para ficar parado e outro andando ! E vá fazendo perguntas. Se outra pessoa , que não é da turma, passa ou fica olhando pegue-a de “cobaia” e use -a como ponto de referência. Gaste um tempo para que os meninos pensem, discutam entre eles e aprendam. É assim que eles aprendem melhor !

Depois leve a turma para sala e use exercícios, textos do livro, folhas avulsas,… para sedimentar o aprendizado. Ah! Lembre-se que no desenho do livro ou da folha tudo fica mais difícil, às vezes é preciso interferir !

Faço isso a bastante tempo com já disse e tem me dado ótimos resultados ! Tente essa estratégia e depois me diga se funcionou ou não !!!



Name (obrigatório)

Email (obrigatório)

Website

Speak your mind